Bombou na Semana

Eleições gerais no México começam neste domingo; resultado deverá ser conhecido na segunda



As eleições gerais no México começaram às 9h deste domingo (1º) e vão até as 20h, pelo horário de Brasília. Não há segundo turno no país e o resultado deverá ser conhecido na madrugada da segunda-feira.
Andrés Manuel López Obrador, ex-prefeito da Cidade do México, candidato a presidência que lidera as pesquisas de intenção de votos, já votou. Em disputa, estão os cargos de presidente, senadores, deputados federais e mais de 2.700 postos locais, como governadores e prefeitos, entre outros.
Se eleito, López Obrador se tornará o primeiro presidente de esquerda do México em décadas, rompendo o controle do governista Partido Revolucionário Institucional (PRI) e de seus adversários conservadores.
Segundo pesquisa publicada na última quarta-feira, López Obrador, de 64 anos, tem 24 pontos de vantagem sobre o adversário mais próximo na disputa presidencial, o conservador Ricardo Anaya, candidato de uma coalizão formada pela legenda de direita Partido Ação Nacional (PAN) e pela sigla de esquerda Partido da Revolução Democrática (PRD).
Obrador, conhecido pela sigla de suas iniciais AMLO e que concorre por uma aliança do seu Movimento Regeneração Nacional (Morena) com outros dois partidos, aparece com 51% das intenções de voto, enquanto Anaya tem 27%.
Também concorrem à presidência o economista José Antonio Meade, candidato governista do PRI, com 19% das intenções de voto, e Jaime Rodriguez, com 3%, candidato independente conhecido como “El Bronco” que foi acusado de arrecadar fundos de campanha de maneira irregular, o que nega.

Fonte: G1

Nenhum comentário