Bombou na Semana

Eclipse lunar desta sexta-feira será o mais longo do século


O eclipse lunar mais longo do século XXI, que terá um total de 102 minutos, poderá ser observado no próximo dia 27 (sexta-feira). Será possível observar desde a América do Sul, Europa, África, Ásia e Oceania, e durante a totalidade, será possível comprovar que a lua não desaparece de vista, mas adquire uma tonalidade avermelhada.
O Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC, no arquipélago espanhol no Atlântico) transmitirá ao vivo através do canal sky-live.tv. A transmissão será realizada com a colaboração do projeto europeu STARS4ALL e do Observatório de altas energias HESS.
Os eclipses lunares acontecem quando o satélite terrestre é ocultado pela sombra da Terra, o que não ocorre todos os meses, porque a órbita lunar está inclinada com relação à da Terra (elíptica).
Ao contrário dos eclipses solares, os lunares são visíveis de qualquer lugar do mundo, uma vez que a lua está sobre o horizonte no momento do eclipse, explicou o Instituto de Astrofísica das Canárias. O eclipse total de lua máximo estará centrado no Oceano Índico.
O eclipse começa às 15h24 (horário de Brasília) e terá seu auge às 16h30 (também horário de Brasília). O término está previsto para às 17h22.
Outro evento como este só acontecerá seis meses depois, em janeiro de 2019.

Fonte: UOL

2 comentários:

  1. Algumas informações erradas no penúltimo parágrafo. Eu colocaria: Às 15h24 (horário de Brasília) o eclipse se inicia e ao pouco as Lua vai ser escondida pela sombra da Terra até às 16h30 quando estará totalmente encoberta (também horário de Brasília), mas nesse horário, ela ainda não haverá nascido para nós aqui do Brasil. O horário da Lua nascer varia de cidade a cidade, mas às 17h22 o eclipse terá seu auge. Às 18:13, termina a totalidade e a lua começa a sair da sombra da Terra, até às 19:19 quando termina o eclipse parcial.
    Adicionalmente, gostaria de informar que a Associação Paraibana de Astronomia divulgou uma matéria explicando o eclipse e inclusive, informando locais de observação na Paraíba: http://apapb.org/2018/07/22/maior-eclipse-lunar-do-seculo-21-tera-observacoes-publicas-em-3-cidades-da-paraiba/

    ResponderExcluir
  2. A Lua deve nascer junto com por o Sol para qualquer cidade do país.

    ResponderExcluir